Com Ronaldo e sem representante do Palmeiras, dirigente espanhol apresenta projeto de liga no Brasil
MatériaMais Notícias
da pinnacle: Representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro encontraram-se na manhã desta terça-feira (15) com integrantes da La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, para conhecer projeto de criação de uma liga de futebol no Brasil. A reunião aconteceu na sede da XP Investimentos, na Vila Olímpia, bairro da zona sul de São Paulo.
O encontro teve a presença dopresidente da La Liga, Javier Tebas, além de membros da XP Investimentos e da Alvarez & Marsal. Foi Tebasquem falou na maior parte das três horas de apresentação, em que explicou a criação e desenvolvimento de La Liga na Espanha.
Dos 20 clubes da Série A, somente o Palmeiras não mandou representante. Flamengo e Grêmio participaram de forma remota. Ao LANCE!, via assessoria de imprensa, o clube alviverde explicou sua ausência:
“O Palmeiras é a favor da liga, acredita ser esse um passo importante para o futebol brasileiro, mas não viu necessidade de enviar representante a esse evento.”
RelacionadasFora de CampoLuxo no Qatar: veja fotos do hotel e do local de treinos da Seleção na Copa do MundoFora de Campo12/03/2022CruzeiroRonaldo tem reunião com conselheiros do Cruzeiro e quer revisar acordo da SAF do clubeCruzeiro14/03/2022Fora de CampoAndrés Sanchez é visto em camarote no Mineirão junto de Ronaldo Fenômeno em vitória do CruzeiroFora de Campo14/03/2022
da poker: No auditório da XP estiveram dirigentes como Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, Júlio Casares, mandatário do São Paulo, e José Carlos Oliveira, vice do Santos.
O ex-atacante Ronaldo, que entrou em processo de aquisição do Cruzeiro na transformação do clube mineiro em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) também esteve presente na reunião.
O Fenômeno tem boa ligação com a XP Investimentos, que também participa do processo da SAF cruzeirense, mas não tomou a palavra em nenhum momento da reunião.
Ao contrário do que se esperava, não houve a apresentação de um investidor para assumir a parte financeira da liga logo no início. Há o entendimento do grupo à frente do projeto da La Liga no Brasil de que a parte fundamental na vida financeira do projeto será com os contratos de transmissão.
Javier Tebas levou para os representantes dos clubes brasileiros demonstrativos sobre a liquidez do mercado financeiro ao redor do mundo.
– Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira – explicou Tebas.
Por fim, a reunião tratou majoritariamente da apresentação do projeto e a conclusão de que um prosseguimento passa, em um próximo passo, para a criação de um estatuto.